Ligamos para você

Rede Hipermac

Ferramenta trouxe novo parâmetro para negociações com fornecedores

A Rede Hipermac é uma ação bem-sucedida do associativismo entre lojas de materiais de construção na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. A rede iniciou em 2007 onde, com o auxílio do SEBRAE, montou uma central de negócios entre os comerciantes da região para ajudar na sua competitividade e hoje, é composta por 27 lojas distribuídas em 20 municípios, organizada através das comissões de planejamento, marketing, compras, e ainda pelos conselhos ético e fiscal.

Assim como a grande maioria das redes, a Hipermac tem por objetivos: modernizar administrativamente as empresas participantes; ampliar o market share; aumentar o poder de negociação das empresas individualmente e, principalmente, em grupo. Para obter os benefícios de sistematização e facilidade de comunicação com o associado, a rede investiu na implementação do software Área Central. Segundo o presidente da rede, Rafael Andrey Sebold, a empresa foi a primeira do ramo de materiais de construção a incluir e investir na ferramenta. Com a plataforma eles obtêm uma visão diferenciada e ampla do mercado, conseguindo estar sempre à frente de empresas que não possuem esse serviço.

O sistema ainda auxilia na eficácia da comunicação interna e externa, disponibilizando agenda de compromissos, bate-papo, salas de reuniões, compartilhamento de arquivos, dentre outras ferramentas. O software ainda oferece um programa de participação para associados, que incentiva o grupo a interagir com as atividades e compras. Na visão do presidente esta é uma das principais ferramentas que “anda de mãos dadas” com a Rede Hipermac.

Com o sistema do Área Central, os resultados vêm crescendo ao longo dos anos. O melhor controle dos dados da rede e seu uso para fortalecimento dos negócios, ainda permitiu aos associados crescimento financeiro, sendo que atualmente a rede fatura cerca de R$ 6 milhões mensalmente.
Resultado que reflete também na atuação da rede, que recentemente também integrou a rede das redes de materiais de construção, a ENARE – Entidade Nacional de Redes Associativas de Materiais de Construção. Com isso o grupo aumenta sua representatividade e amplia seus horizontes na busca constante de informações, capacitação e troca de experiência no setor.

Logo do ClienteRede Hipermac

AgriRede – MT

Promover boas práticas no campo, qualidade na produção agrícola, bem como gerar empregos, qualificação de funcionários, trabalhadores e produtores rurais são alguns dos objetivos da Agrirede MT, associação de compras do Mato Grosso.

Para auxiliar na gestão de compras, a associação conta com a intranet do Área Central. Através do depoimento do Sr.Ivan Paghi, gerente executivo, é possível entender um pouco mais sobre essa parceria.

“A Agrirede MT nasceu de uma necessidade identificada pelas empresas associadas no ambiente competitivo onde atuam.

O mercado de insumos agropecuários, e o setor da distribuição, no Mato Grosso e no Brasil, estão passando por grandes e rápidas transformações onde as questões de competitividade, diferenciação e inovação são fundamentais para o sucesso ou insucesso das empresas distribuidoras.

Diante da realidade da entrada de grandes investidores de capital externos adquirindo algumas distribuidoras de insumos agropecuários com o objetivo central de originar grãos, as empresas associadas da Agrirede MT se organizaram para juntas fazerem negócios e investirem na melhoria da gestão, para melhorar a competitividade.

Para que esse processo da formação e operação da rede fosse transparente e ágil nas intermediações de compras de forma coletiva, se tornou necessário buscar no mercado um sistema operacional de gestão de redes, de forma simples, prática e eficiente, tanto para as associadas como para os fornecedores.

Na plataforma de gestão de redes da Área Central encontramos tudo pronto para modelar os nossos primeiros negócios com as 74 lojas dos 24 grupos econômicos, com 26 fornecedores de insumos agropecuários de forma simples, rápida e eficiente desde o levantamento da necessidade, a consolidação da demanda, a cotação e o fechamento das compras com a emissão das ordens de vendas / compras entre as associadas e os fornecedores participantes.

Já realizamos mais de 18 grandes negócios com insumos agropecuários e veículos de forma coletiva  para a safra 2017/18 de soja e milho, no Mato Grosso.

O feedback dos gestores das empresas associadas e dos fornecedores são positivos quanto ao uso da ferramenta da Área Central.

O sistema operacional do Área Central permite gerenciar as intermediações de compras onde, de forma transparente, conseguimos mostrar para as associadas e para os fornecedores que estamos dentro da mesma cadeia produtiva, onde todos podem agregar valor nas operações ”.

Logo do ClienteAgriRede – MT

Rede Quero Bahia

Ferramentas administrativas fazem parte de uma nova visão empreendedora

Um grupo de empresários, na contramão da crise econômica do país, resolveu modificar a forma de gerir. Assim, viu na vantagem competitiva condições favoráveis de igualdade com grandes empresas que incentivaram a buscar outros gestores envolvidos pelo mesmo espírito empreendedor. O desejo frequente era o de formar uma das maiores redes de móveis e eletrodomésticos da Bahia. Assim, em junho de 1999, surgiu a Associação Rede Quero Bahia.

Hoje, com quase mil colaboradores, e cinquenta e três lojas presentes em mais de quarenta cidades brasileiras, a rede atingiu o objetivo de garantir uma trajetória de sucesso. O foco dos empreendedores envolvidos é a busca pela satisfação dos consumidores. Apesar do assertivo direcionamento por parte da gestão, o constante compromisso com as melhorias é tarefa diária. “Para alcançarmos metas determinantes, bem como desempenhar um bom trabalho no mundo competitivo, precisamos definir estruturas de ação, capacitações, planejamento, estabelecer parcerias e inovar”, esclarece o diretor executivo da rede, Marlus Rios.

Além do trabalho interno para melhorar a prestação de serviço, existente em grande parte das empresas, há ainda a ampla visão de empreendedorismo. Isso se dá em virtude dos avanços e modificações do setor, ponto latente que torna importante a estadia permanente de empresários em meios que possibilitem maior elevação de lucro, qualidade no segmento e atualização mercadológica.

Estar em dia com as novidades relacionadas à tecnologia, para redes e centrais de negócio, muito tem a ver com produtos desenvolvidos especificamente para este ramo. É o caso, por exemplo, da Área Central, especialista em soluções para redes de negócios, com escritório comercial localizado em Joinville e fábrica de software em Rio do Sul, Santa Catarina. A empresa oferece uma gestão personalizada e ajuda no desenvolvimento econômico, financeiro e social. Desde junho de 2014, a Rede Quero Bahia utiliza o software. De lá pra cá, os frutos geraram bons resultados. “A partir da implantação efetiva do sistema foi possível reunir informações indispensáveis para uma melhor gestão, como também nos proporcionou controles internos mais efetivos. Tivemos impacto muito positivo no crescimento das negociações e melhoria dos resultados da Rede”, ressalta Rios.

O caminho traçado para se chegar ao sucesso demanda estudos, análises, criatividade para driblar os eventuais percursos no caminho, o pensar coletivo e formas de atingir o público que se deseja. E para isso é preciso investir. “Há um intenso planejamento anual em mídias e marketing. Entretanto, as parcerias de fornecedores que concedem condições de preços e prazos muito competitivos são de suma importância. Descobrimos que podemos utilizar bons projetos a nosso favor e, assim, garantir maiores e melhores práticas de gestão”, pontua.

Atualmente, a Rede Quero Bahia possui um faturamento aproximado de R$150.000.000,00 por ano. Rios acredita que os lucros são resultados da organização interna da empresa, somada ao uso de um produto inovador, pois “em todo empreendimento que pretende crescer é indispensável um sistema que possibilite controles internos, que produz informações estratégicas para a tomada de decisões. A Área Central é uma ferramenta indispensável para a rede, inclusive, diante o atendimento prestado pela equipe de suporte que sempre apresenta soluções aos problemas com agilidade e cordialidade”.

Logo do ClienteRede Quero Bahia

Grupo Reação

Com foco na vantagem competitiva, rede amplia número de associados

O Grupo Reação nasceu em 1999, na cidade de Criciúma, no sul de Santa Catarina, como uma empresa Ltda. Dez anos depois, tornou-se Reação Apoio Laboratorial S/A e firmou uma base em Palhoça, na Grande Florianópolis. Na época, houve um desenvolvimento nos processos de gestão da empresa e a partir disso deu-se início à implantação da administração corporativa, modalidade que permite a qualquer laboratório do Brasil possuir a própria unidade de Apoio Laboratorial.

O grupo surgiu da união entre os laboratórios catarinenses que buscavam formar uma reserva de mercado e, desta forma, garantir não só qualidade e confiança em exames laboratoriais, mas também práticas benéficas de concorrência mercadológica.

Desde então, a história da rede tem sido marcada por constantes desafios, através da atualização tecnológica e a adequação contínua. O Grupo Reação oferece aos laboratórios acionistas e associados um conjunto estratégico baseado em três pilares: Universidade Corporativa, a Central de Compra Compartilhada (que congrega três outras redes associativistas laboratoriais) e o Núcleo Técnico Operacional.

A Central de Compra Compartilhada possui volume de negócios de, em média, 15 milhões de reais ao ano, número que representa 35% da compra do grupo como um todo. Rebello acredita que é preciso ter uma visão diferenciada no empreendedorismo, afinal “os negócios são marcados por questões técnicas. A negociação é baseada além do volume e excluímos a visão rasa de ‘commodities’ que há sobre os produtos”, detalha.

Para manter-se, atual a rede passou a utilizar em 2012 um software específico, desenvolvido para redes de negócios: o Área Central. O sistema oferece uma gestão personalizada e ajuda no desenvolvimento econômico, financeiro e social. “A utilização do software trouxe consideráveis melhorias para a rede. A gestão das compras é completa, há boa comunicação entre todas as unidades, além de permitir a análise de dados e indicadores para novos negócios”, explica Rebello.

A aplicabilidade do sistema angariou recursos diferenciados na prestação de serviço do Grupo Reação, de acordo com Rebello. “O software é excelente em todas as funcionalidades, pois permite a gestão completa do processo de negociação e aquisições, e do relacionamento com fornecedores e unidades. O que torna o sistema realmente diferenciado é a equipe de desenvolvimento e suporte do sistema. Os especialistas que nos dão o suporte no mais elevado nível, superam muitas vezes as nossas expectativas. Historicamente, não houve qualquer solicitação que não fosse atendida ou até mesmo desenvolvida para atender a uma necessidade da Central de Compra e isso é um grande mérito”, finaliza.

Logo do ClienteGrupo Reação

Rede Casabem

Especialista no setor varejista de móveis

Criada em setembro de 2007, a rede Casabem, de Canoas, Rio Grande do Sul, é especializada no setor varejista de móveis. Quando fundada, contava com 27 pontos de venda; hoje, o número é de 34 lojas padronizadas e 3 afiliadas, somando ao todo 37 estabelecimentos, espalhadas por 16 cidades gaúchas. O início das atividades se deu dentro do associativismo, com solidez na competitividade e visão direcionada de mercado.

O grande desafio para os empresários criadores é oferecer melhores produtos e condições favoráveis, de pagamentos, para os clientes. Ao formar uma rede de cooperação, reunidos sob uma mesma marca, os lojistas encontraram força para se desenvolver e atender de forma singular. “Trabalhamos com o intuito de proporcionar crescimento sustentável ao nosso associado e para sermos reconhecidos como benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, através de melhores desempenhos e aperfeiçoamento dos próprios métodos) entre as redes de cooperação”, ressalta o gestor de negócios, Sérgio Silva.

Atualmente, a Casabem por ser especializada em móveis para residências, tem desenvolvido um novo posicionamento de mercado. A ideia é proporcionar ao consumidor melhores experiências de compra, com atendimento profissionalizante e autêntico. “Neste contexto, criamos o conceito do nosso negócio como ‘especialista no seu bem-estar’”, explica Silva. Além da preocupação com o desempenho do setor e da qualidade na prestação de serviço, a rede atua com ações solidárias. Foi então que a empresa resolveu criar o Natal Solidário, uma atividade que consiste na distribuição de brinquedos para as crianças carentes. “O objetivo era auxiliar as comunidades próximas as nossas lojas. Até hoje, já foram distribuídos mais de 23 mil brinquedos para estas crianças. O resultado foi incrível.”.

Como observado, a rede busca sempre por inovações, como maneira de estar próxima ao público e por dentro das exigências do ramo. Assim, há um ano iniciou a utilização de um software desenvolvido para redes de negócios, produto este pertencente à Área Central, especialista em soluções para centrais de negócios, com escritório comercial localizado em Joinville e fábrica de software em Rio do Sul, Santa Catarina. A empresa oferece uma gestão personalizada e ajuda no desenvolvimento econômico, financeiro e social. “Podemos realizar a organização financeira de nossa empresa, compras conjuntas, análise de vendas dos produtos e a informação aos associados pelo sistema on-line. Através de análise dos dados fornecidos, podemos tomar decisões mais acertadas e rápidas”, descreve Sérgio Silva.

Trabalhar em rede, no sentido estrito da palavra, requer modificações na maneira de gerir, como forma de atualização contínua. Em meio a todo tipo de avanço tecnológico, onde sair na frente é a meta diária para as grandes empresas, é preciso também observar o fluxo das constantes necessidades do consumidor, profissionais envolvidos e associados. Contudo, manter-se atento as modernizações é imprescindível. “O ponto principal de um sistema é a capacidade de adaptação às necessidades dos clientes. Neste caso, torna-se importante também a disponibilidade da equipe do suporte em melhorar e adaptar o software a estas necessidades. Neste sentido estamos satisfeitos, pois, sempre encontramos disponibilidade por parte dos seus colaboradores”, finaliza.

Logo do ClienteRede Casabem

Rede Mastervale

A Rede Mastervale atualmente é uma Central de Compras com 35 lojas.

A Rede Mastervale atualmente é uma Central de Compras com 35 lojas associadas. A procura pelo sistema Área Central surgiu quando os empresários notaram as dificuldades em gerenciar planilhas de Excel, monitoramento de e-mails com pedidos de compra e negociações de venda. O lema principal “cooperar para competir” fez nascer redes com capacidade de comprar em conjunto, com preços melhores e preparadas para competir de igual para igual com grandes lojas do mesmo segmento.

“Em reuniões ou palestras sobre nossa central de compra, quando me perguntam como funciona nossa rede, uma das primeiras informações que me vem em mente é essa bela ferramenta que temos. O software Área Central desenvolvido pela própria Área Local nos beneficia e nos facilita muito, tanto aqui na central quanto em nossos supermercados. Posso garantir e dizer com muita convicção que é importantíssima para nossa rede.” Afirma o diretor comercial da Rede Mastervale, Valdemar Gilz.

Logo do ClienteRede Mastervale

Rede Seridó de Supermercados

A Rede Seridó usa o Área Central à 4 anos

A rede de supermercados do Rio Grande do Norte, Rede Seridó, está entre as 40 maiores redes de supermercados e associações de negócios de todo o país. Contando hoje com 18 lojas em 16 municípios, 55 check-outs, 6.447 m2 de área de vendas, mais de 200 colaboradores profissionalizados e sempre buscando a diferenciação por meio de uma excelente gestão.

“Começamos a utilizar o sistema Área Central depois que percebemos que havia alguns problemas internos como comunicação limitada, segurança de dados, compras descentralizadas, entre outros. Contratar o sistema Área Central foi uma atitude muito inteligente, pois após a inserção dele, a Rede Seridó passou por algumas mudanças de gestão.
Depois de obter o sistema a Rede melhorou em vários aspectos, o principal é que, com o Área Central, conseguimos administrar melhor o nosso tempo e, consequentemente, organizar nossas tarefas. Antes de adquirir o sistema, todas as ações eram feitas manualmente. Então, o que antes demorava até cinco dias para ser concluído, hoje é realizado em meio dia. É mais vantagem para toda a rede. A padronização das informações, o acesso rápido e fácil reduziram e aperfeiçoaram todo o fluxo de trabalho da Rede.”

Logo do ClienteRede Seridó de Supermercados

SEJA VOCÊ UM CLIENTE DE SUCESSO DO ÁREA CENTRAL

Solicite um contato.
Solicite uma Demonstração Ligamos para você.

Quem Somos?

A Área Central é uma empresa especializada em soluções para centrais de negócios. Tem como missão oferecer uma gestão tecnológica personalizada e ajudar no desenvolvimento econômico, financeiro e social.

Visualize nosso Endereço Comercial

Visualize o Endereço da nossa Fábrica