Blog da Área Central

Clipping E-books

Porque os associados devem participar do planejamento estratégico da rede

Porque os associados devem participar do planejamento estratégico da rede

As redes ou centrais de negócios envolvem o interesse de muitos empresários que atuavam até então de forma individual. Dentro deste contexto o planejamento estratégico tem papel fundamental no alinhamento desses interesses.

Além de agrupar as expectativas dos empresários, o planejamento permite um desenvolvimento também dos negócios individuais. Isso porque, comumente todos os gestores utilizam o planejamento como ferramenta para o seu trabalho. Mas, na grande maioria adotam o planejamento informal: não escritos, com prazos relativamente curtos, baseando-se na experiência passada e ajustando situações conforme o desenvolvimento das ações.

Essa cultura é transformada com o ingresso do gestor a uma rede ou central de negócios. Com a troca de informações entre associados e as ações de treinamento e estimulo ao desenvolvimento fomentados pela rede, os associados buscam uma maior profissionalização adotam uma postura estratégica de alinhar ações das empresas às ações da Rede.  Essa é a visão do consultor e colaborador do livro “Planejamento Estratégico em Redes de Cooperação e Empreendimento Associados: para além da intuição”, Jouberto Fernando Matte.

Segundo o consultor na constituição da Rede Toklar; Rede Indumóveis; Rede Agapel; Rede CNS; Rede Viva; Rede Olarias; Apimóveis – Pará além de consultor de desenvolvimento da Rede Auto Legal; Rede Unimóbile;  Rede Metal; Rede Fullcar e Rede Super Passos é preciso que enxergar que a rede é uma extensão da empresa.

Indicativo de sucesso

O planejamento também traz resultados imensuráveis. De acordo com Jouberto a experiência constatada é que nenhum empresário vai “investir” tempo e dinheiro em um negócio que ele vê que não está lhe trazendo benefícios.

É por isso que os indicativos do resultado de uma melhor organização da rede podem não ser apenas monetários. A demonstração de um propósito, de informações e caminhos que apresentem uma solução viável a dificuldades individuais como nas áreas de recursos humanos ou marketing podem ser resultados expressivos.

A rede precisa ter como um dos indicadores de sucesso aquilo que ela se propõem a executar como rede e que pode ser estendido aos seus associados de forma local.

Envolvimento do associado

Para quem um projeto seja eficiente é preciso que haja o envolvimento do grupo. Dentro do planejamento estratégico da rede o papel do associado é fundamental. “Ele precisa conscientizar-se de que ele é o dono da Rede junto com os demais membros e o que fizerem em conjunto deve ser seguido por todos”, destaca Jouberto.

O diferencial desse planejamento será criar um caminho que tenha como base um conjunto de experiências de um segmento.

Primeiros passos

A visão de futuro é o que determina os caminhos a serem seguidos. Por isso, ao iniciar uma rede, a escolha dos participantes é fundamental.

Para melhores resultados, o consultor indica que sejam buscados parceiros que tenham um “porte de empreendimentos” muito parecidos. “Dessa forma os anseios não serão muito discrepantes uns dos outros. Esta visão alinhará o caminho a ser seguido”.

Os objetivos do planejamento estará diretamente inserido nos objetivos do empreendimento associado, facilitando as implementações bem como o alcance das metas e a iminente motivação pelos negócios.

Resultados

O principal benefício ao participar de uma rede sempre foi a soma de experiências pelas trocas de informações. “Em uma rede os integrantes não se veem mais como concorrentes e sim como parceiros estabelecendo estratégias conjuntas para garantir maior competitividade de seus empreendimentos”.

O resultado desse planejamento conjunto é a soma do tempo destinado para analisar o passado, diagnosticar o presente e discutir o futuro. Isso se for estabelecida uma direção consensual sobre os rumos da Rede e de seus negócios. “Esse será ganho intrínseco que se tornará palpável em resultados pelo desenvolvimento dos conhecimentos dos empresários”.

Fonte: Revista Acrescentar

Voltar ao Blog
    Compartilhe esta notícia!

Escreva um comentário:


O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


+ dois = 3

  • Últimas do Blog

Quem Somos?

A Área Central é uma empresa especializada em soluções para centrais de negócios. Tem como missão oferecer uma gestão tecnológica personalizada e ajudar no desenvolvimento econômico, financeiro e social.

Visualize nosso Endereço Comercial

Visualize o Endereço da nossa Fábrica