5 principais erros ao fazer compras conjuntas
Fazer compras conjuntas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas existem alguns erros bem comuns que acabam sendo cometidos dentro das redes associativas e centrais de negócios. Erros estes que podem impactar negativamente as negociações e os resultados do grupo todo.
Neste material, vamos citar os 5 principais e, ainda, apresentar ações para impedir ou pelo menos amenizar estes erros. Continue a leitura e garanta melhor desempenho e lucro na sua central de negócios!
O 1º erro é a falta de alinhamento com os participantes ao fazer compra conjunta
Falta de alinhamento é um dos maiores erros cometidos na hora de fazer compras conjuntas. Aqui na AC, conversamos bastante com gestores, redes e, muitas vezes, em nossa mentoria também, e este é um dos assuntos que mais surge. Justamente a falta de alinhamento com quem está comprando, que seriam os associados ou os participantes do seu grupo para fazer compras conjuntas.
E para ajustar isto, parta do pensamento de que você não pode enviar uma cotação para o fornecedor sem antes alinhar as expectativas com os associados e demais envolvidos no processo.
São vários os pontos que precisam ser debatidos e combinados:
- O que eles vão comprar;
- Que marca eles compram;
- Qual será o volume das compras.
E da outra frente também: os fornecedores. Fique atento aos detalhes para repassar ao grupo de compras, e entender o melhor para todos. Analise com o fornecedor se existe pedido mínimo, como são as entregas deste parceiro comercial, vai fazer FOB, CIF? Dentre outras questões que são importantes alinhar entre os dois lados.
Lembre-se: essa etapa no processo de fazer compras conjuntas, que é cruzar demandas e possibilidades entre associados e fornecedores, é crucial para uma negociação bem sucedida.
2º Erro: má estruturação dos acordos com os fornecedores
O segundo ponto completa um pouco do que falamos no primeiro, que é estruturar bem os acordos com os fornecedores.
E aqui vale enfatizar as ações mais importantes junto aos fornecedores:
- combinar pedido mínimo;
- modelo de entrega a ser feito;
- tipo de frete;
- se atentar a localização dos associados;
- entender o radar de entrega do fornecedor.
Não esqueça, o fornecedor é seu parceiro, vocês precisam estar lado a lado. Você não vai competir em negociações com o fornecedor, mas sim fazer uma ótima parceria, para que ele entenda que o volume da rede seja benéfico para ele também. Afinal, todo fornecedor quer bater meta.
Desorganização no controle de pedidos ao fazer compras conjuntas é o 3º erro
Não ter o controle de pedidos é um dos erros mais comuns ao fazer compras conjuntas. E este ponto é mais voltado aos associados, que precisam entender a importância do calendário de compra para o sucesso das transações de compras em grupo.
Mas por que? O que é o calendário de compras?
Trata-se justamente do período que a rede define para fechar os pedidos, normalmente de uma semana. Uma agenda específica para que todos da rede passem a comprar no mesmo período e, assim, conseguir melhores negociações.
Sem isso, a questão logística fica prejudicada com o fornecedor, assim como o volume da compra negociada. Se o associado não tem uma boa gestão de estoque e não controla sua necessidade de pedidos, vão haver furos no calendário e, por consequência enfraquece a compra conjunta e prejudica as demais empresas do grupo.
Então, associado, cuide do seu estoque e controle seus pedidos para acompanhar o calendário de compra da sua rede.
O 4º erro é o baixo engajamento dos associados
Ponto em comum que temos em conversas sobre fazer compras conjuntas com associados, gestores e redes no geral, é o baixo engajamento dos associados.
E até por isso acabamos levantando esta questão, do porquê o associado, muitas vezes, fica distante da rede ou distante das negociações, uma vez que a rede trabalha tanto para conseguir boas oportunidades.
Mas também conseguimos entender a causa disso na maioria das vezes. Basta olhar para o dia a dia do associado onde, possivelmente, ele está tão intrínseco dentro da loja, com uma rotina corrida, onde atende, vende, negocia, etc.
Por outro lado, a participação na rede vai justamente ajudar a minimizar essa correria no dia a dia, em especial a parte de negociação com fornecedores.
Por isso, sempre batemos na tecla de fortalecer a rede que você está, assim as ações que o grupo fizer vão entregar muito resultado para você também no fim do mês.
Uma dica, em especial para os gestores, é: provoquem incentivos com os seus associados. Mostrem o real valor de fazer compras conjuntas e a economia que está sendo gerada a cada negociação. Inclusive, deixo a seguir um vídeo que pode te ajudar neste ponto:
→ Como engajar os associados nas compras com fornecedores parceiros e superar desafios comuns
Por último, o 5º erro é ignorar a tecnologia
Mais do que um luxo, ter tecnologia para fazer compra conjunta é uma necessidade. Nem conseguimos imaginar, hoje em dia, operar toda a gestão de compras sem uma tecnologia que automatize seus pedidos, que traga visões de negócios e uma centralização inteligente de informações.
Você que está em rede ou atua em um ambiente onde existe uma central, onde existem várias lojas ao seu redor, é indispensável que saiba as informações do seu grupo, do contrário, pode estar pecando em suas negociações.
Em especial, aqui vale para gestores, diretores, presidentes; é necessário ter uma visão de cima, para conseguir qualidade e ter o controle dos resultados.
Neste ponto, a automatização do pedido ganha tempo, velocidade e evita erros. Além disso, a tecnologia certa otimiza a comunicação, uma vez que centraliza um ambiente onde todos os associados têm acesso e conseguem interagir, ver e participar das ações em tempo real.
O WhatsApp hoje é uma ferramenta fantástica, porém ela se perde no seu dia a dia, perde timeline, pode se misturar com outras demandas da sua rotina. Então, fica a dica: centralize de forma profissional a comunicação da sua rede.
Estes erros na hora de fazer compras conjuntas são perigosos, porém, fáceis de evitar!
Com alinhamento, organização e tecnologia, você vai conquistar sim uma melhora na performance das suas compras conjuntas.
E para finalizar, deixo aqui um vídeo mostrando como a tecnologia pode melhorar a gestão de compras. Entenda como uma plataforma de gestão melhora as negociações com fornecedores:
4 min de leitura