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8 dicas para aumentar vendas na Black Friday

8 dicas para aumentar vendas na Black Friday

3 min de leitura

outubro 5, 2023 | Acelera

Como andam os preparativos para a Black Friday na sua loja?

A data é um ótimo momento para vender mais, sem dúvidas, mas com os preparativos certos, dá para fidelizar os clientes que chegam pela Black e ficam pelas vantagens da sua loja.

Quer ver só? Preparamos algumas dicas para você aumentar vendas na Black Friday, mas manter a receita recorrente e crescendo pelo resto do ano.

Aumentar vendas na Black Friday pode gerar benefícios para além da data

Sabemos que o foco desta data no varejo tem o intuito de aumentar a lucratividade. Mas e se isso pudesse se estender o ano todo? Não digo a Black Friday, mas os resultados dela.

As ações promocionais vão atrair um público maior de consumidores e, com uma estratégia inteligente, você consegue fidelizá-los, contribuindo para a receita recorrente da sua loja. Olha só as dicas que pode te ajudar neste processo:

1. Planejamento antecipado

O primeiro passo para aumentar vendas na Black Friday é o planejamento inteligente e antecipado. Então, analise o desempenho de anos anteriores, estabeleça metas realistas e crie um plano estratégico sólido. Isso inclui a definição de quais produtos serão promovidos, a determinação de preços especiais, e a preparação de campanhas de marketing.

2. Plataforma de automação

Nossa segunda dica é essencial para a execução da primeira dica e todas as demais que falaremos neste material.

Isso porque, estratégias para serem bem executadas precisam ser direcionadas com informações relevantes. É aí que uma plataforma de automação se torna crucial, centralizando e gerenciando dados das compras e dos clientes.

A plataforma de automação pode ser uma ferramenta para programa de fidelização, por exemplo. Uma vez que a tecnologia se encaixa perfeitamente na ideia de fidelizar o máximo possível dos consumidores que chegarão na sua loja por conta da Black Friday.

Tanto para planejar as ações da Black, quanto para gerir e controlar as informações dos consumidores da sua loja, o plano de fidelização é indispensável. Porque a plataforma certa vai te possibilitar criar programas de recompensas personalizados que se adaptam ao perfil e às preferências de seus clientes.

Além de ter acesso a informações valiosas sobre o comportamento dos seus consumidores  em tempo real. Conseguindo monitorar a atividade de compra, preferências de produtos, histórico de interações e muito mais. 

Esses insights ajudam a compreender melhor o seu público, identificar tendências e tomar decisões informadas para aprimorar suas estratégias de fidelização e, como consequência, vender mais.

3. Ofereça descontos atrativos

A principal motivação dos consumidores na Black Friday são os descontos. Por isso, certifique-se de que suas ofertas sejam realmente atraentes. Considere a possibilidade de oferecer descontos progressivos, onde quanto mais o cliente compra, maior é o desconto. 

Outra ideia é criar ofertas relâmpago, que são válidas apenas por um curto período de tempo, para incentivar a compra imediata.

4. Destaque produtos mais populares para conseguir aumentar as vendas na Black Friday

Nem todos os produtos precisam receber o mesmo destaque na Black Friday. Então foque em promover os produtos mais populares e que têm uma alta margem de lucro. Isso atrairá mais consumidores e aumentará suas chances de vendas bem-sucedidas.

5. Garanta estoque suficiente

Nada frustra mais um cliente do que encontrar um produto esgotado durante a Black Friday. Certifique-se de que seu estoque esteja bem abastecido para atender à demanda esperada. 

Faça previsões de vendas com base em anos anteriores e monitore o estoque de perto durante o evento para fazer reposições rápidas, se necessário.

→ Pode ser de seu interesse: a importância de um centro de distribuição para redes de negócios

6. Aproveite o pós-venda

A Black Friday não termina quando o evento acaba. Por isso, continue se relacionando com seus clientes após as vendas. Envie e-mails de agradecimento, peça feedback sobre a experiência de compra e ofereça descontos exclusivos para compras futuras. Essa é uma oportunidade de construir relacionamentos duradouros com os clientes.

7. Monitore e avalie o desempenho

Para verificar o aumento das vendas na Black Friday, é essencial analisar o desempenho de suas estratégias. Então, avalie o retorno sobre o investimento (ROI), identifique o montante de vendas e todas as transações efetuadas no período.

8. Fique atento às tendências do mercado

O mercado está em constante evolução, e as preferências dos consumidores podem mudar rapidamente. Esteja atento às tendências do setor do varejo e às mudanças no comportamento do consumidor. Isso permitirá que você se adapte e crie ofertas que atendam às demandas atuais.

Todas as dicas estão interligadas para aumentar as vendas na Black Friday

Como pode ver, o fluxo de ações para aumentar as vendas na Black Friday não é nem um “bicho de sete cabeças”, na verdade, tem 7 principais pontos que são otimizados pelo fator maior, que é a plataforma de automação do programa de fidelidade.

Ou seja, ao investir em uma ferramenta para a gestão de dados e criação de ações benéficas ao consumidor, ficará bem mais fácil colocar todas as demais dicas em prática.

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