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dinâmica de um grupo de compras

dinâmica de um grupo de compras

3 min de leitura

julho 12, 2023 | AC Hub

De agora em diante, neste material, você descobrirá qual a dinâmica de um grupo de compras. Ou seja, quais os pontos de atenção é preciso ajustar para manter as compras conjuntas mais vantajosas possível.



Sabia que as Redes e centrais de compras estão impulsionando colaboração e eficiência no varejo?

Pois é, grupos de compras têm desempenhado um papel fundamental na colaboração e eficiência do setor varejista nos últimos anos. Com a crescente competição e a busca por melhores condições de compra, muitas empresas têm encontrado nas redes e centrais uma forma de fortalecer sua posição no mercado.

Mas qual a melhor forma de colocar essa estratégia em prática? Continue a leitura que eu vou te contar!

O que é preciso para um grupo de compras conjuntas ter sucesso?

A dinâmica praticada entre o gestor e os associados pode definir o sucesso, ou não, de um grupo de compras.

Na missão de conseguir barganhar com fornecedores, conseguir melhores negociações e aumentar a receita da empresa; alinhar objetivos e decisões coletivas precisam entrar como fatores bases.

Mas não é só isso, aqui estão algumas diretrizes que podem ajudar a garantir o sucesso de um grupo de compras:

Defina objetivos claros

Determine os objetivos do grupo de compras, como obter melhores preços, aumentar o poder de negociação ou compartilhar recursos. Tenha uma visão clara do propósito do grupo e comunique esses objetivos a todos os membros.

Associados comprometidos e engajados

O perfil dos associados pode impactar diretamente o desempenho do grupo de compras. 

Características que devem ser eliminadas neste modelo de negócios incluem: a falta de participação no processo decisório, a desconsideração das decisões coletivas, o individualismo e a busca por resultados de curto prazo.

Esses fatores comprometem a credibilidade das compras conjuntas. Por isso, é essencial que os associados estejam engajados e interessados em colaborar em prol dos objetivos do grupo.

Liderança capacitada

A estrutura organizacional de um grupo de compras deve incluir um líder que tenha visão estratégica coletiva e de inovação para coordenar as ações de diversas empresas.

Ou seja, para as compras conjuntas atingirem o máximo potencial de vantagens, é indispensável um líder responsável por coordenar as atividades do grupo, manter a comunicação entre os associados e tomar decisões necessárias.

Pesquisa e planejamento

Realize pesquisas de mercado para identificar fornecedores confiáveis e comparar preços e qualidade dos produtos desejados. Desenvolva um plano de compras que detalhe as necessidades do grupo, prazos, orçamentos e especificações.

Para realizar estas atividades é inteligente optar pela automação, isso quer dizer que o grupo de compras pode investir em uma plataforma que receba, gerencie e armazene todos os dados e informações.

Ter uma plataforma com tecnologia para grupos de compras gerarem valor compartilhado é uma opção vantajosa para deixar os processos mais práticos e eficientes. 

Avaliação contínua

Realize avaliações periódicas para medir o desempenho do grupo de compras em relação aos objetivos estabelecidos. Identifique áreas de melhoria e faça ajustes no processo, se necessário.

Dinâmica eficiente para um grupo de compras conjuntas 

Não existe nenhuma fórmula mágica para criar a melhor dinâmica de um grupo de compras. Mas considerando os pontos que levantamos anteriormente, a assertividade das ações do seu grupo já serão majoritariamente positivas. 

Também, a combinação com maior potencial de sucesso inclui perfil dos associados + plataforma de gestão. 

Isso quer dizer que é essencial estabelecer critérios rigorosos e adotar métodos estruturados de atração, recrutamento, seleção, avaliação (capacidade financeira e psicológica) e sensibilização dos novos associados para aumentar o grau de assertividade do grupo de vendas.

Ao mesmo tempo, utilizar uma boa ferramenta tecnológica de gestão, que consiga gerir de forma estratégica as informações de todo o grupo e fornecedores.

Como está a organização das suas compras conjuntas?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a otimizar a dinâmica do seu grupo de compra.

Mas tenha em mente que cada grupo de compras pode ter suas particularidades. Então é importante adaptar os pontos que levantamos aqui às necessidades específicas do grupo e buscar sempre aprimorar a dinâmica com base na experiência e feedback dos associados.

Ficou alguma dúvida? É só nos chamar para conversar!


 

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A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL A FRENTE DA GESTÃO DO NEGÓCIO dá play no vídeo a seguir e entenda como a capacitação de lideranças é crucial para o sucesso de redes e centrais de negócios. O Jeferson Rosa nos conta isso, com um case super interessante da Apple.

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