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fidelizar clientes em supermercados: a importância do programa de fidelidade na conquista da preferência

fidelizar clientes em supermercados: a importância do programa de fidelidade na conquista da preferência

3 min de leitura

julho 26, 2023 | Acerta

Supermercado: compras recorrentes estão a seu favor, mas é necessário se manter na mente do consumidor, para ser a primeira opção, em meio a um segmento tão concorrido.

Em um cenário de intensa competição no segmento de supermercados, conquistar e manter clientes fiéis é essencial para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Mas apenas oferecer benefícios por si só não é garantia para se destacar da concorrência. 

Continue a leitura que vou te contar como fidelizar clientes no seu supermercado!

A estratégia por trás de fidelizar clientes em supermercados

Em um momento onde é comum um supermercado ofertar vantagens para seus clientes, o ponto-chave é o tipo do benefício, a estratégia de divulgação e como será feita a gestão do programa. 

Ou seja, promoções pontuais até podem ser interessantes para o consumidor. No entanto, a estruturação de um programa de recompensas, pensado no perfil e preferências do seu público, é o que fará que a sua loja seja sempre a primeira opção.

Um dos principais objetivos de um plano para fidelizar é fazer com que o cliente sinta que está obtendo um valor adicional ao escolher aquele supermercado em detrimento de outros. Esse sentimento de exclusividade e reconhecimento gera um forte apelo emocional, que é um dos pilares para a fidelização.

Então, a estratégia para um programa de fidelidade eficaz inclui recompensas personalizadas. Alguns exemplos de ações são o cashback, um programa de pontos, clube de vantagens. São modelos que incentivam os clientes a alcançarem benefícios exclusivos. 

Todo mundo sai ganhando: benefícios para o cliente e para o supermercado

Quando feito de forma adaptada ao seu público, um programa de fidelização em supermercado cria um ciclo virtuoso. Quanto mais o cliente compra, mais vantagens ele obtém, o que o incentiva a continuar comprando. E bons frutos serão colhidos de ambos os lados:

Para os clientes

Além das vantagens financeiras, eles se sentem valorizados e percebem que o supermercado se preocupa em retribuir sua preferência. 

Também, essa estratégia facilita a vida do cliente, permitindo o acúmulo de pontos em uma única conta, que pode ser trocada por produtos, descontos ou benefícios especiais, por exemplo.

Já para os supermercados

O programa de fidelização é uma oportunidade de coletar dados valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes. Porque com essas informações, é possível traçar um perfil mais detalhado de cada consumidor. Incluindo suas preferências e necessidades, possibilitando uma personalização ainda mais eficiente das ofertas e campanhas de marketing.

O que não pode faltar em um programa para fidelizar clientes em supermercados

Para que um programa de fidelidade seja bem-sucedido e realmente fortaleça a relação dos clientes com o supermercado, é importante se atentar à:

Comunicação Efetiva: Manter uma comunicação regular com os clientes, informando sobre as novidades, promoções exclusivas e benefícios do programa de fidelidade, é fundamental para mantê-los engajados.

Ofertas Personalizadas: Utilizar os dados coletados pelo programa, para então criar ofertas personalizadas que sejam relevantes para cada cliente, aumentando as chances de conversão e satisfação.

Experiência do Cliente: Investir na qualidade do atendimento e da experiência do cliente dentro do supermercado é essencial. Isso porque, clientes satisfeitos tendem a retornar e se tornarem defensores da marca.

Inovação Contínua: Acompanhar as tendências do mercado e as preferências dos clientes é crucial para que o programa de fidelidade continue relevante ao longo do tempo.

Para colocar em prática, a tecnologia é necessária

Todo esse processo se torna mais viável quando são usados recursos tecnológicos e de inteligência, que minimizam possíveis falhas de gestão dos programas de fidelidade. Além de gerar mais conhecimento sobre o público-alvo e dados de estoque, precificação e fatores que impactam nos resultados do negócio.

Por isso, considere o uso de uma plataforma que além de automatizar o clube de benefícios, ainda possa monitorar a atividade de vendas, preferências de produtos e histórico de interações, para ajudar a construir um plano de recompensas personalizado.


 

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