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gestão de franquias: como aumentar os lucros do seu negócio

gestão de franquias: como aumentar os lucros do seu negócio

4 min de leitura

abril 25, 2024 | AC Hub

A gestão de franquias é um desafio comum no setor de franchising. Isso porque, apesar da padronização comum no segmento, nem sempre é fácil manter um modelo que funcione, atenda os processos necessários e, ainda dê lucro.

Bom, na verdade, existe uma forma de unir o útil ao agradável, onde diminuir custos e maximizar os lucros tornam-se um processo orgânico na sua franquia. Continue a leitura para entender do que estamos falando.

Central de compras como estratégia para a gestão de franquias

A gestão de franquias exige uma abordagem cuidadosa e estratégica em diversas áreas, incluindo aquisição de estoque. A centralização de compras, uma prática em que as unidades franqueadas adquirem seus suprimentos ou produtos por meio de um único ponto de compra, pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar custos, simplificar processos e fortalecer a consistência da marca em toda a rede.

E claro que vamos validar isso que falamos, aqui estão alguns pontos onde a centralização de compras pode beneficiar a gestão de franquias:

Maior poder de negociação

Na gestão de franquias, ao consolidar as compras de todas as unidades em um único ponto, faz com que os franqueados possam obter maior poder de negociação com fornecedores. 

Isso permite que eles negociem preços mais competitivos, condições de pagamento favoráveis ​​e até mesmo descontos por volume. O resultado é uma redução significativa nos custos de aquisição de estoque, o que pode contribuir diretamente para aumentar os lucros da franquia.

Simplificação e padronização de processos

A centralização de compras simplifica e padroniza os processos de aquisição de estoque em toda a rede. Já que esta é uma forma de  gestão de franquias eficiente onde, em vez de cada franqueado lidar individualmente com fornecedores e negociações, eles podem seguir um processo unificado estabelecido pela central de compras. 

Então a carga administrativa é reduzida e a eficiência operacional maximizada. Permitindo que os associados franqueados se concentrem mais em atividades que impulsionam o crescimento do negócio.

Garantia de qualidade e consistência na gestão de franquias

Ao adquirir produtos de fornecedores pré-aprovados pela central de compras, a centralização de compras ajuda a garantir a qualidade e a consistência dos produtos em todas as unidades da rede.

Fatores estes que são essenciais para manter a integridade da marca e a satisfação do cliente. Além disso, a padronização dos produtos também pode simplificar a logística e o gerenciamento de estoque, facilitando o controle de inventário e reduzindo o risco de excesso ou falta de produtos.

Gestão de franquia com maior visibilidade e controle

Com um sistema centralizado de compras, a franqueadora tem maior visibilidade e controle sobre as atividades de aquisição de estoque dos associados. 

Através disso, a gestão da franquia consegue uma análise mais precisa do desempenho financeiro e operacional de cada unidade, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e a implementação de melhores práticas em toda a rede. 

Além disso, a centralização de compras pode ajudar a mitigar o risco de desvios ou não conformidades nas políticas de compra da rede de franquias.

Franquia de farmácias economiza mais de R$ 140 mil fazendo compras conjuntas!

Comprovando que centralização de compra funciona na gestão de franquias para aumentar os lucros, trouxemos este case para você:

vídeo sucesso da franquia

Levando a gestão de franquias a sério, considere:

A gestão de uma franquia é um equilíbrio delicado entre seguir as diretrizes estabelecidas pela franqueadora e implementar estratégias para impulsionar os lucros. 

Em um mercado competitivo, os gestores de franquias precisam ser proativos e inovadores para garantir o sucesso de seus negócios. 

Tomando liberdade para ir um pouco além do que já mostramos, te convidamos a descobrir mais algumas possibilidades para maximizar os lucros da sua rede.

Estude e entenda o mercado local de cada unidade franqueada

Cada localidade possui características únicas de mercado, incluindo preferências dos consumidores, concorrência e sazonalidade

Ou seja, é fundamental que os franqueados compreendam profundamente o ambiente em que estão inseridos. Por isso, é necessário pesquisas de mercado, estudos do comportamento dos clientes e ficar atento às tendências locais. Porque estes são passos cruciais para adaptar as estratégias de negócio e maximizar os lucros.

Gestão de franquias inteligente investe em treinamento e desenvolvimento

O sucesso está nas pessoas, sem dúvidas, então foque nelas. Uma equipe bem treinada não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a eficiência operacional e reduz custos. 

Priorize o treinamento contínuo dos colaboradores, tanto em habilidades técnicas quanto em atendimento ao cliente. Pessoas engajadas e bem treinadas são mais produtivas e têm um impacto direto na satisfação do cliente e, consequentemente, nos lucros.

Foque na experiência do cliente

A experiência do cliente é um diferencial competitivo crucial. Garanta que cada interação com o cliente seja positiva e memorável. Isso inclui desde o atendimento cordial até a qualidade do produto ou serviço oferecido. 

Invista em programas de fidelidade, feedbacks e pesquisas de satisfação para entender as necessidades e expectativas dos clientes e adaptar-se continuamente para atendê-las.

Otimize os processos operacionais

A eficiência operacional é fundamental para aumentar os lucros e não pode ser negligenciada em uma boa gestão de franquias. Analise cuidadosamente todos os processos, desde o abastecimento de estoque até o gerenciamento de caixa, em busca de oportunidades de otimização. 

Automatize tarefas repetitivas sempre que possível, elimine desperdícios e identifique áreas de melhoria contínua. A redução de custos operacionais pode ter um impacto significativo nos lucros finais.

E a dica final…

A centralização de compras é a aliada para você que está tentando executar uma gestão de franquias eficiente. Mas por onde começar? Descubra no vídeo a seguir:

vídeo central de compras

Quer saber mais? Clica aqui embaixo e vamos conversar!

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