pixelface

passo a passo para fazer um programa de fidelidade para farmácia

passo a passo para fazer um programa de fidelidade para farmácia

3 min de leitura

agosto 14, 2023 | Acerta

Programa de fidelidade para farmácia deixou de ser só uma escolha no setor.

Isso porque, como mostra a pesquisa anual “Comportamento do consumidor em farmácias no Brasil 2023”, liderada pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias com quatro mil pessoas no país:

Os programas de fidelidade já fazem parte dos hábitos de compra de 92,5% dos entrevistados frente a 86,6% registrados no ano anterior. Ou seja, os programas de benefícios deixaram de ser só uma escolha para as farmácias, mas um meio necessário para que o cliente seja fiel à marca a longo prazo, diante de uma concorrência mais forte e um mercado composto por importantes desafios econômicos.

Frente a esse cenário, pensando em ajudá-lo a promover o crescimento do seu negócio e a satisfação do seu cliente, montamos um passo a passo de como fazer um programa de fidelidade para farmácia!

Passo 1: Defina os objetivos do programa de fidelidade para farmácia

Para começar, é crucial compreender os objetivos que você deseja alcançar com o programa de fidelidade na sua farmácia:

É possível criar um plano que contemple todos estes pontos, individualmente ou todos juntos. Por isso é importante definir metas claras e mensuráveis para orientar todo o processo.

Passo 2: Conheça o seu público-alvo

Realize pesquisas para entender os hábitos de compra e as preferências dos seus clientes. Isso ajudará a personalizar o programa de fidelidade para atender às necessidades específicas da sua base de clientes.

Passo 3: Escolha um modelo de programa de fidelidade

Existem vários modelos de programas de fidelidade. Alguns exemplos incluem descontos por volume de compras, pontos acumulados, brindes exclusivos e cashback. Mas escolha o modelo que melhor se alinha aos seus objetivos e ao perfil do seu público.

Passo 4: Determine as recompensas

Decida quais serão as recompensas oferecidas aos clientes. Isso pode incluir descontos em produtos, produtos gratuitos, vouchers para futuras compras ou acesso a serviços especiais, como entregas prioritárias. Então, certifique-se de que as recompensas sejam atrativas e valiosas para incentivar a participação.

Passo 5: Estabeleça um sistema de pontuação ou acompanhamento

Se você optar por um programa baseado em pontos, por exemplo, defina como os pontos serão acumulados e como os clientes poderão rastrear seu progresso. Um método eficaz para a criação e gerenciamento das ações para fidelização de clientes é utilizar uma plataforma que automatize e deixe todo o processo mais prático e assertivo.

Passo 6: Promova o programa de fidelidade da sua farmácia

A divulgação é essencial para o sucesso do programa. Então utilize todos os canais disponíveis, como redes sociais, site da farmácia, folhetos impressos e até mesmo anúncios locais para informar os clientes sobre o novo programa de fidelidade.

Passo 7: Treine seu time

Certifique-se de que a sua equipe compreenda completamente o programa de fidelidade da farmácia e possa explicá-lo aos clientes. Porque eles também precisam estar preparados para lidar com perguntas e auxiliar os clientes na adesão.

Passo 8: Acompanhe e avalie o desempenho

Mensure regularmente o desempenho do programa de fidelidade. Analise métricas como aumento de vendas, taxa de participação dos clientes e feedback dos clientes. Use esses insights para fazer ajustes e melhorias contínuas.

Programa de fidelidade para farmácia dá certo:

Bayer cria programa de fidelidade que oferece descontos de até 55% em medicamentos

O “Bayer Para Você”,  mais novo “Lado Bayer da Vida”, é uma das estratégias mais bem sucedidas de fidelização que a gigante farmacêutica criou.

Isso porque a comunicação do programa de fidelidade da Bayer vai além de oferecer descontos. Unindo ações que promovem mais qualidade de vida e bem-estar à quem escolhe comprar em pontos de venda da rede farmacêutica.

Isso cria um relacionamento com o cliente, ditando que é “um jeito delicioso de autocuidado e também de ganhar muitos benefícios”, como a Bayer mesmo descreve.

Ou seja, o ponto-chave está em oferecer valor genuíno aos clientes, mantendo o foco na qualidade dos produtos oferecidos.


Para saber mais:

Quer continuar o assunto sobre fidelizar clientes na farmácia? Recomendo o vídeo a seguir. Nele, falamos um pouco mais sobre como é o cenário de fidelização neste setor:

programa de fidelidade para farmácia

Demo

sua empresa com a força de muitas