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principais dúvidas sobre central de negócios

principais dúvidas sobre central de negócios

6 min de leitura

novembro 30, 2023 | AC Hub

perguntas e respostas para esclarecer suas dúvidas sobre central de negócios

– Por que fazer parte de uma central de negócios? –

Dentro dessa pergunta 👆existem outras várias dúvidas, que são comuns quando se trata de montar uma central de negócios ou mesmo entrar em uma.

Pensando nisso, trouxemos aqui as principais dúvidas que surgem quando falamos em redes e centrais de negócios. Segue a leitura para ver as perguntas e respostas!

Principais dúvidas sobre central de negócios

1. O que é uma central de negócios?

Para responder essa dúvida sobre central de negócios, vamos tentar ser o mais objetivo possível. Isso porque existem vários pontos diferentes sobre este cenário, uma vez que existem diversos modelos de negócios.

Então vamos pensar assim, é uma central de negócio pura, ok? É um ponto centralizador, onde várias empresas participam de negociações conjuntas. Mas não quer dizer que essas empresas estão unidas de alguma forma. E por que falamos isso?

Porque, por exemplo, você vai ter uma central de negócio dentro de uma rede associativa, uma central de negócio dentro de uma franquia, dentro de uma cooperativa e é diferente o modo de se tratar. 

Quando trata-se de uma central de negócio dentro de uma rede associativa, por exemplo, estamos falando de pelo menos 10 empresas que se juntaram para unir forças e de fato fazer trocas, ter um conhecimento, uma informação, uma troca de informação e partir desse ponto para melhores negociações. 

Agora uma central de negócio pura – e existe – se monta, pega um profissional que monta um pool/hub de compra, um grupo de compras e vai perguntando: “você está querendo comprar o que?”; “traz para cá que eu vou comprar para ti”…

Vai fazendo isso com diversas empresas e é muito pontual as negociações, não tem uma organização de “vem aqui, nós vamos trabalhar em conjunto”. Então existem essas diferenças entre centrais de negócios puras, só o negócio central de negócio ou uma central dentro de outros modelos, como a rede, a franquia, a cooperativa, etc.

2. Para fazer parte de uma central de negócios, as empresas precisam estar no mesmo ramo de atuação?

Aqui na Área Central nós temos uma mentoria chamada Acelera e nós ajudamos a construir novos grupos para que eles possam realizar compras conjuntas, ou seja, centrais de negócios.

Pode ser uma rede associativa, uma franquia, enfim, independente do modelo de negócio, nós ajudamos. E sempre vem essa dúvida sobre central de negócios: eu posso misturar segmentos no grupo? 

Pode, mas não no primeiro passo. Vamos pensar assim, considerando o segmento de supermercado, onde é super comum você ter uma rede, o mix de produtos de um supermercado é super específico para ele. 

Mas então você também resolve pegar uma papelaria para juntar com esses supermercadistas. Terão produtos que são iguais de compra? Sim, mas não é o foco da negociação.

Você vai ter o supermercado com o volume de diversos produtos, uma cesta básica por exemplo, que tem grande volume de compra, enquanto a necessidade de uma papelaria não está sendo atendida porque são outras vertentes, outros caminhos. 

Então, de início, se vai montar, se está iniciando a central de negócio, foca em um único segmento, vai tornar tudo muito mais fácil. Depois que a central se desenvolver, após já estarem podendo dar passos largos, aí faz sentido você olhar para outros segmentos e tentar unir força na sua central.

3. Consigo entrar em uma central pronta ou preciso montar do zero?

Essa é uma das dúvidas sobre central de negócios que faz muito sentido, porque se você vai montar ou vai entrar em uma central que já existe, são caminhos diferentes e cada um vai entregar suas dificuldades.

Sobre você entrar em uma central já existente, é um caminho mais rápido, mas não depende só de você, obviamente. Então como é que funciona? Normalmente, uma rede associativa ou uma central de negócios têm a própria regra. 

Ou seja, possui um estatuto e, se um associado novo que entrar nesse grupo, ele terá que atender os requisitos do que é o estatuto da rede.

Usando novamente o exemplo de supermercado e papelaria: uma papelaria tentar entrar em uma central de negócios, provavelmente não vai dar certo e eles não vão permitir isso. 

Se é para entrar em um grupo, procure um grupo que seja do seu segmento e que você tenha uma certa afinidade também. Pense que estará trocando informações com outras empresas e isso facilitará.

Agora, na dúvida sobre montar uma central de negócio, aí é um caminho mais longo, mas não quer dizer que não seja bom, porque você pode colher frutos completamente diferentes. A central de negócios que você estará montando, pode atender às regras que você precisa, de acordo com o seu negócio. É trabalhoso? é trabalhoso. Imagine você tentando se unir com mais nove empresários, por exemplo, e que todos têm que ter a cabeça conjunta.

Por isso a gente fala muito sobre associativismo e cooperativismo. Porque quando se fala de uma central de negócio em que todos estão trabalhando para o mesmo objetivo, precisa existir a colaboração. Então, a dificuldade é você trazer esse pessoal com o mesmo mindset, com o mesmo pensamento de colaboração que você está trazendo também.

4. Consigo fazer parte de mais de uma rede?

Essa questão tmbém tem destaque entre as dúvidas sobre central de negócios e é complicada, porque não sabemos exatamente a realidade da sua empresa. Mas vamos falar de forma específica, porque existem sim, esses casos. Trabalham junto conosco mais de 220 redes e temos casos onde um lojista faz parte de mais de uma rede.

Então, depende dos objetivos. Porque por exemplo: você é um empresário que tem uma matriz no estado de Santa Catarina e outras filiais em estados diferentes. A central de negócios que você participa em SC, não vai conseguir atender bem a filial em São Paulo. Ou seja, faz sentido pegar aquela sua unidade em SP e participar de um grupo naquela região. 

Mas existem diferentes cenários. Nós temos diversos casos aqui na AC, onde eles participam de mais de uma rede, com outras possibilidades. No entanto, reforçamos que é necessário entender a realidade da sua empresa.

5. A mais comum das dúvidas sobre central de negócios: quais as vantagens de estar em uma?

A primeira vantagem é o poder econômico que você vai ter na hora das suas negociações. Num primeiro momento, considere a central de negócios pura, como falamos anteriormente. O poder de compra pode ser descrito no seguinte cenário: imagine você hoje, comprando sozinho, é só o seu volume. Mas então você entra numa central de negócios que tem cerca de 100 empresas, no mesmo segmento que o seu. Suas compras passarão a ter o poder de compra de 100 empresas, não só com o seu. 

Outro ponto é se você tem um acesso muito limitado a fornecedores hoje. Mas ao fazer parte de um grupo de negócios, terá  acesso a toda uma gama de fornecedores, que essas outras 100 empresas também negociam.

Agora pensando em outro modelo de central de negócio, que está incluso dentro de uma rede associativa, dentro de uma franquia, uma cooperativa, por exemplo, a partir daí as vantagens são diversas. 

Muito depende da troca que o grupo está fazendo. Aqui na AC nós temos grupos que lá atrás iniciaram somente com uma central de negócio, só fazendo compras, mas eles foram entendendo o quanto que o associativismo, o cooperativismo faz diferença em você ter trocas.

Então, uma central de negócio pura, te dá um poder de negociação, economia, condições de pagamento, possibilidade do frete CIF – que você não tem sozinho. E dentro de um grupo que faz parte de uma rede ou franquia, terá diversos outros benefícios, que é a troca entre os empresários.

→ Você pode se interessar: intercâmbio AC: ajustando a rota, ensinando e aprendendo com nossos clientes

6. Exemplo de sucesso após montar uma Central de Negócios

Aqui mesmo na Área Central tem diversos exemplos, afinal de contas são mais de 220 redes e nós acompanhamos o crescimento de diversas delas. Não nos cabe citar um nome, mas vale o exemplo de um grupo em Minas Gerais:Um supermercadista que tinha uma pequena mercearia de esquina, que com a evolução da central de negócio e, obviamente, do negócio dele junto com a rede, se tornou fazendeiro depois de um tempo – estamos falando de um caso na realidade de Minas Gerais, porque isso é bem comum na região e não é um ou dois casos, são diversos. 

A rede foi a principal fomentadora, o apoio que permitiu o empresário ter esse poder de negociação, poder das trocas de informações e fazer o negócio crescer muito mais do que ele faria sozinho. 

7. Qual o tempo para montar uma central de negócios?

São vários caminhos possíveis para montar uma central de negócios, por isso essa dúvida sobre central de negócios faz tanto sentido e, dependendo do caminho que você seguir, pode levar muito tempo.

Citamos nossa mentoria antes, certo? Pois bem, nosso período para montar uma central de negócio dura uns seis meses. Apesar disso, em conversas iniciais já ouvimos que seis meses seria muito tempo, mas podemos garantir que não, seis meses é muito rápido para criar uma central de negócios.

Um dos principais fomentadores também desse meio de negócio é o Sebrae e ele também tem projetos para estruturação de centrais de negócios. No passado, foi trabalhado bastante esse tema, nós tínhamos uma parceria legal com o Sebrae e o processo dessa montagem, da estrutura, tinha uma média de dois anos pelo menos.

Tenha em mente que dois anos são pra você entender se o modelo de negócio está validado ou não para esses empresários. Se for montar sozinho, sem nenhuma ajuda, adiantamos que você terá um caminho enorme para você seguir. Porque envolve entender o comportamento de compra das empresas, ter todas as informações do seu grupo, a união deles com todos querendo trabalhar e direcionando para o mesmo objetivo. Então se você não vai ter ajuda, dois anos vai ser pouco.

Como trabalhamos aqui com a média de seis meses, criamos uma metodologia para isso acontecer. Então conseguimos com a ajuda da tecnologia, que é o AC Hub, nossa plataforma de gestão, tornar tudo isso que comentamos muito mais fácil: qual é o comportamento de compra do meu grupo, quais os produtos possíveis para negociar e até o próprio processo das negociações.

Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre centrais de negócios. Mas se ficou alguma, entre em contato conosco! É só clicar abaixo 👇

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