pixelface

melhores relatórios para gestão de compras em redes associativas

melhores relatórios para gestão de compras em redes associativas

5 min de leitura

agosto 27, 2024 | AC Hub

Quando o assunto é gestão de compras em redes associativas, ter relatórios com dados precisos e informações detalhadas é crucial para o bom gerenciamento e escolha assertiva de ações dentro das centrais de negócios.

Mas para isso, se faz necessário a interpretação correta e análise inteligente das respectivas informações. É aí que a escolha, manuseio e controle dos relatórios entra como peça chave no sucesso das empresas que atuam neste modelo de negócios.

Pensando nisso, montamos um Top 6 com os melhores relatórios para gestão de compras em redes associativas. Nosso ranking está dividido em Top 3 relatórios para o gestor e Top 3 para o associado, mas vale a pena conferir todos a seguir!

Ah! Neste material usaremos a plataforma AC Hub como exemplo, porque é um sistema que exprime exatamente o que queremos demonstrar a você gestor e associado em uma rede de negócios.

Top 3 relatórios indispensáveis para a gestão de compras em redes associativas

O principal objetivo dos relatórios para gestão de compras em redes associativas que vamos mostrar a seguir é a qualidade e exatidão com que as informações podem ser exportadas e utilizadas fora da plataforma, até mesmo junto a outros sistemas.

Isso porque o AC Hub tem várias informações em análises e em painéis de indicadores. Mas muitos gestores e associados querem levar as informações textuais para trabalhar no Excel ou num Power BI, por exemplo. Conheça os relatórios indispensáveis para estas ações:

1. Relatório de Total de Compras NF-e que ajuda na gestão de compras em redes associativas

Nós aqui dentro da AC batizamos esse relatório como um relatório coringa, porque de fato ele é bem versátil. Já que permite diversas visões dentro da plataforma,  incluindo a parte de informação por fornecedor, associado e produto.

Além disso, é possível tirar uma relação completa de nota fiscal por nota fiscal. Então se você aí na sua rede está com alguma dificuldade de confrontar a informação que vem do fornecedor versus a informação que tem no AC Hub, é possível, através desse relatório, detalhar cada nota fiscal e chegar no quesito centavos, para ter certeza de que tudo o que está presenta na plataforma realmente é o que foi negociado.

2. Identificação de Fuga de Compras para melhorar a gestão do grupo de compras

O segundo relatório que queremos compartilhar com você é o Fuga de Compras, que inclusive já trouxemos esse tema aqui no Blog e lá no nosso canal do Youtube

E é dentro desse relatório que a gente consegue buscar as informações de compras do fornecedor parceiro versus o que foi comprado com os fornecedores não parceiros.

Então você consegue fazer uma varredura através desse relatório para ver se aqueles itens, os SKU’s, que estão sendo comprados com os fornecedores não parceiros e o quanto isso impacta na sua receita.

Exemplo dos resultados da aplicabilidade deste relatório, foi de uma rede de supermercados que, através do levantamento na plataforma AC Hub, identificou um gap de R$ 7.000,00 que foi perdido em acordos comerciais em cerca de três meses.

Ou seja, este é um relatório indispensável para a gestão de compras em redes associativas e uma boa dica para você elevar as receitas do grupo.

3. Comparativo de preços fornecedor x concorrentes

Através da seção Relatórios da Plataforma AC Hub você consegue pegar um fornecedor em específico e confrontar os produtos que os outros fornecedores estão vendendo mais barato.

Logo, isso vai ajudar a identificar os SKU’s que podem ser negociados melhor com o seu fornecedor parceiro. Ou seja, de maneira bem simples, a plataforma vai listar todos os produtos que tem a oportunidade de melhores negociações. Para que você aja diretamente naqueles itens, buscando sempre melhorar as negociações do seu grupo.

E agora, adentrando um pouco mais na vivência como associado em uma rede ou central de negócios…

Top 3 relatórios indispensáveis para os associados

1. Relatório Últimos Menores Preços é protagonista na gestão de compras em redes associativas

O relatório Últimos Menores Preços é uma opção que gostamos bastante por aqui e vários compradores utilizam ele sempre que vão fazer compras. 

Mas qual é a lógica desse relatório?

Bem, a plataforma AC Hub compila as duzentas maiores compras da rede. E traz junto as três melhores negociações separadas por coluna de cada uma dessas duzentas compras.

Então você vai conseguir ver o detalhamento de informações, como por exemplo, a quantidade comprada, o fornecedor que vendeu aquele item e até mesmo a condição de pagamento praticada naquela negociação.

Por isso, se você vai fazer compras, é altamente indicado que extraia esse relatório para verificar se tem alguma oportunidade dentro da rede que você não sabe e que pode te ajudar a ganhar dinheiro.

Além disso, o relatório “último menores preços” é um ótimo aliado na gestão de compras em redes associativas, porque ainda pode ser potencializado com a estrutura mercadológica.

clica aqui para saber mais sobre o potencial da estrutura mercadológica

Então, se você vai fazer compras de uma categoria, como por exemplo tintas, você pode selecionar o filtro de tintas para extrair somente as compras daquela categoria e ser mais objetivo. Porque afinal de contas, tempo é dinheiro e isso vai ajudar você a performar melhor.

2. Comparativo de preços associado x rede

Será que eu associado, estou comprando bem dentro da minha rede?

Será que em comparação com os outros associados eu estou pagando mais caro ou eu estou comprando melhor?

É com esse relatório que você consegue respostas para estas e várias outras questões!

Excelente para ajudar na gestão de compras em redes associativas, o “comparativo de preços associado x rede” compila todas as informações de maneira bem ranqueada e simples, para que você ou o comprador da sua loja consiga ver quais são as compras que vocês estão fazendo bem e quais podem ser melhoradas.

Não precisa nem dizer que o objetivo principal é fazer com que você, lojista, economize na compra e ganhe mais dinheiro, naturalmente.

3. Duplicatas

Por último, mas definitivamente não menos importante. Este relatório surgiu na época da pandemia do COVID-19, quando muitas lojas tiveram dificuldades financeiras e precisaram renegociar com os fornecedores para não perder prazo de pagamento das duplicatas.

As duplicatas tem justamente o objetivo de mostrar para você associado quais são as duplicatas que tem para pagar, dentro do período que é possível analisar na plataforma.

Então você ou seu time financeiro consegue, através da AC Hub, analisar todas as duplicatas que tem a pagar. Podendo assim, se programar tanto na questão de pagamento e agendamento, como numa possível renegociação com o fornecedor, caso não tenha valor em caixa para assumir aquela conta.

E então?

Gostou deste material? Esperamos ter ajudado você a utilizar os relatórios mais assertivos para a gestão de compras em redes associativas. Pois sabemos o quanto os dados precisos são importantes para o controle das operações dentro dos grupos de compras.

Como sempre, qualquer dúvida e/ou para se aprofundar no assunto, é só nos chamar! 

Inclusive, além desses 6 relatórios para a gestão de compras em redes associativas, a gente tem muitos outros. A plataforma AC Hub tem quase 100 relatórios para várias frentes:

– Acordos comerciais;
– Fluxo de compras;
– Controle financeiro;
– DRE;
– Livro-caixa;
– Auditoria… E vai além, entre em contato para saber mais. 🤝

Demo

sua empresa com a força de muitas